Matérias que vão para o observador

Arquivo para Tag: O Observador

Ações para colaborar com a eficiência da gestão pública no uso inteligente de recursos humanos, financeiros e tecnológicos pautaram eventos

O Observatório Social do Brasil – Limeira marcou presença em dois eventos que acontecem simultaneamente em Foz do Iguaçu (PR): o 6º Congresso Pacto pelo Brasil Presencial e o 13º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais. A programação teve início no dia 29 de agosto e foi encerrada em 1º de setembro. Na pauta, ações para colaborar com a eficiência da gestão pública no uso inteligente de recursos humanos, financeiros e tecnológicos.

O OSB-Limeira foi representado por Luciano Faber e Raul Groppo, respectivamente presidentes do Conselho de Administração e do Conselho Consultivo. Groppo, que também é presidente do Conselho Superior do Sistema OSB nacional, realizou a abertura oficial do ENOS, enquanto Faber compôs uma mesa redonda com outros os Observatórios de Guaíba (RS) e de Foz do Iguaçu.

Os eventos reuniram controladores sociais e representantes de instituições públicas e privadas de todo o país. O Pacto pelo Brasil, realizado pelo OSB em parceria com a Escola da Cidadania, tem como objetivo fomentar inovação, transparência, ética, integridade e participação social, tendo como base o conceito de que o cidadão deve ser o centro da gestão pública. Juntos, os participantes buscam construir uma agenda de Compromisso com o Cidadão.

APRENDIZADO E COLABORAÇÃO

Além da etapa presencial em Foz do Iguaçu, o Pacto pelo Brasil, que teve como tema “Desenvolvimento Inteligente, Cidadania Consciente”, ofereceu uma extensa programação temática virtual, iniciada em abril. Juntas, as duas etapas reuniram uma audiência de 13 mil pessoas, que puderam acompanhar 320 palestras ministradas por especialistas das mais diversas áreas.

“O Pacto pelo Brasil conseguiu reunir nomes de peso e vários observatórios com gana para desenvolver melhorias em nossas cidades. Para nós, foi uma excelente oportunidade de interação, aprendizado e colaboração”, avaliou Faber. “E o ENOS cumpriu muito bem sua função de promover a troca de experiências, boas práticas e soluções entre as entidades que formam o Sistema OSB.

“Este foi o primeiro evento presencial do Sistema OSB depois das restrições de pandemia, e nos proporcionou rever pessoas que acreditam nos mesmos ideais que nós, de Limeira”, afirmou Groppo. “Isso nos reenergiza e nos dá acesso a muitos cases que realimentam nosso otimismo e nos fazem voltar com ainda mais garra de agir para transformar nossa cidade”.

Para saber mais clique aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

Parceria entre OSB-Limeira e ACIL, iniciativa foi detalhada durante a live de encerramento da edição 2022 do evento

Desde 2018, o Observatório Social do Brasil – Limeira vem buscando aglutinar forças junto a parceiros como a Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) para capacitar o empresariado local a participar de certames de compras do Poder Público. Iniciativas nesse sentido renderam, em 2019, o troféu de 1º lugar na categoria “Compras Governamentais de Pequenos Negócios” em prêmio entregue pelo Sebrae.

Em 2020, o OSB-Limeira idealizou o Termo de Compromisso com Limeira, que tem como uma de suas premissas fomentar a participação do empresariado local em licitações. Seguindo nessa linha, em 2021, nova parceria entre a instituição e a ACIL resultou no LicitACIL, que oferece aos empreendedores locais um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

Esse retrospecto foi destacado no dia 24 de agosto por Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, durante a live de encerramento da 3ª edição do Agosto Transparente. O tema desse último encontro virtual foi “LicitACIL: aumente o faturamento da sua empresa com compras públicas”, trazendo detalhes da iniciativa que já capacitou nove empresários. Essa primeira turma alcançou até agora um total de R$ 300 mil em novos negócios.

Durante todo o mês de agosto, o OSB-Limeira trouxe à tona temas de extrema importância para os limeirenses. Tendo como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, o Agosto Transparente 2022 foi aberto no dia 4 de agosto, em cerimônia na sede da ACIL que contou com autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e representantes de mais de 30 associações da sociedade civil.

Na abertura, o tema foi o Termo de Compromisso com Limeira. Mais dois encontros virtuais fizeram parte da programação. No dia 10 de agosto, aconteceu o lançamento do Relatório Anual de Limeira 2021-2022 e no dia 17 o tema foi Educação para Cidadania. Todas as lives estão disponíveis no canal do OSB-Limeira no YouTube.

ENCERRAMENTO

Encerrando o evento, a live que enfocou o LicitACIL contou com a participação de duas convidadas especiais: Fabiana Schiolin, gerente administrativa da ACIL e gestora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, e Poliana Soares Nogueira, especialista em tributos e contabilidade, consultora em licitações e CEO da PSN Gestão Contábil e Empresarial.

Com mediação de Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle do OSB-Limeira, o encontro também teve a participação de Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração. Groppo abriu trazendo os principais dados sobre o LicitACIL, que já formou uma segunda turma com 10 empresários que passarão por seis meses de capacitação.

“Quanto mais empresas participarem dos processos licitatórios, melhor para todos: para o Poder Público, que consegue melhor preço; para o empreendedor, que pode aumentar seus ganhos; e para a economia local, que é retroalimentada pelos recursos que permanecem na cidade”, analisou Groppo, que também destacou o Licitação Transparente, formado por painéis disponíveis no site do OSB-Limeira que trazem dados detalhados e de fácil entendimento sobre compras públicas no município.

Poliana Nogueira chamou a atenção para o fato de que as empresas têm que manter a documentação muito bem organizada para participar de licitações, além de um fluxo de caixa compatível com suas pretensões, dois dos aspectos abordados no LicitACIL. Ela ainda ressaltou o quão confiáveis são os certames licitatórios atualmente, com seus vários instrumentos reguladores, e incentivou os empreendedores a buscarem esse caminho. “Vale a pena, porque é mais um canal de vendas para empresa”, aconselhou

Fabiana Schiolin lembrou que o LicitaACIL vem ao encontro da missão da ACIL de auxiliar os empresários a aumentar seu faturamento e sua lucratividade. “O projeto conta com profissionais especializados em diagnóstico, documentação, precificação e outros subsídios para que os empreendedores estejam bem preparados para as licitações”, detalhou.

Para Luciano Faber, os participantes do LicitACIL vão encontrar oportunidades além das compras públicas do município. “Os empresários poderão olhar para fora de Limeira, buscando oportunidades em licitações em outras cidades, Estados e até nacionais, tanto no Executivo quanto no Legislativo e no Judiciário”, argumentou. “Isso trará grande benefício à economia de Limeira, com geração de emprego e renda e o consequente aumento do consumo no comércio”.

A parte final do encontro virtual foi destinada às respostas às dúvidas da audiência. Os interessados em mais detalhes sobre o LicitACIL podem assistir à gravação da live no canal do OSB-Limeira no YouTube ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (19) 98354-0174 ou e-mail contato@licitacil.com.br.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

Convidadas de peso enriqueceram com sua experiência o painel, que também teve apresentação de cases de sucesso

“Nunca duvide de que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas pode mudar o mundo”. Foi lembrando essa frase, atribuída à antropóloga norte-americana Margaret Mead (1901-1978), que a promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Luciana Asper y Valdés, deu a tônica do que seria a segunda live da edição 2022 do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira, realizada em 17 de agosto.

Luciana, que também é gestora do projeto NaMoral, foi uma das especialistas em educação e cidadania que participaram do painel “Educação para Cidadania: cidades mais conscientes e participativas”. A live foi transmitida pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, onde está disponível para os interessados em assisti-la. Há pouco mais de um ano, a educação para cidadania se tornou um novo eixo estratégico do OSB-Limeira, conforme lembrou o presidente do Conselho de Administração, Luciano Faber.

Pesquisas que mostram uma população distante da participação cidadã contribuíram para essa decisão. Desde então, como mostrou balanço apresentado por Faber na live, as iniciativas do OSB-Limeira nessa área já impactaram cerca de 2 mil jovens, em projetos junto ao CAMPL/Patrulheiro e escolas de ensino médio. “Estamos buscando a educação para propagar sementes de cidadania para nossa cidade, depois região, estado e nação”, afirmou.

CASES DE SUCESSO

Magda de Moraes, diretora regional de Ensino para Limeira e outros nove municípios, que também participou do painel, seguiu nessa linha. “Não dá para falar de cidadania sem falar de educação; a escola precisa ser pilar de mudanças”, defendeu. “O conhecimento é transformador da vida das pessoas e de todos ao seu entorno”. Ela enriqueceu o debate com cases de projetos realizados por alunos que trouxeram transformação para suas comunidades.

A também painelista Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorada em Ciência Política, destacou que a formação para cidadania é fundamental para um projeto nacional que busque uma sociedade mais justa. “O Estado pertence à sociedade, e o governo é um ente transitório que enfrenta demandas infinitas com recursos escassos”, explicou. “A sociedade tem que ocupar os espaços públicos para decidir o que é possível fazer com os recursos existentes”.

Nesse sentido, Luciana Valdés pregou que é preciso tirar as pessoas da zona de conforto. Ela ressaltou como exemplo de instrumento com essa finalidade o projeto NaMoral, desenvolvido junto a estudantes de nove escolas públicas de Brasília com o objetivo de construir um ambiente de integridade, cidadania e ética. A iniciativa atua em várias frentes e tem o OSB-Limeira como um de seus parceiros. “A corrupção no Brasil só será resolvida com uma ação coletiva para formar cidadãos intransigentes e participativos, dentro de um projeto abrangente e robusto”, opinou.

Luciana frisou que o NaMoral é um convite aos jovens para que sintam as dores dos outros, promovendo a transformação pessoal para tornar a sociedade mais ativa na busca de seus direitos. Para Magda de Moraes, iniciativas como essa precisam ser replicadas. “Tudo que acontece na escola acaba extrapolando seus muros”, realçou. “A cidadania é uma conquista da sociedade que vem de milhares de anos, mas tem que ser reposta todos os dias, geração a geração”, emendou Vera Cepêda.

LIVE DE ENCERRAMENTO

Após a participação das convidadas, Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle do OSB-Limeira e mediador do painel, abriu o bloco para as respostas às questões enviadas pela audiência. Ele encerrou lembrando que o Agosto Transparente 2022, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, foi aberto no dia 4 de agosto, em cerimônia presencial na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL).

Nesse primeiro encontro, o destaque foi para o Termo de Compromisso com Limeira. No dia 10 de agosto, aconteceu a live inicial, com o lançamento do Relatório Anual de Limeira 2021-2022. O encerramento será no dia 24, abordando os próximos passos do LicitACIL, parceria entre o OSB-Limeira e a ACIL que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

As lives são gratuitas e abertas a todos os interessados, sempre com transmissão pelo canal do OSB-Limeira no YouTube. A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

De forma simplificada, documento traz dados compilados pelo OSB-Limeira sobre iniciativas em prol da cidadania e da transparência

A série de três lives que fazem parte da 3ª edição do Agosto Transparente foi aberta na noite de 10 agosto, com o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021/2022, um balanço dos avanços em prol da cidadania, da transparência e da eficiência da gestão pública já alcançados pelo Observatório Social do Brasil – Limeira. Nas próximas quartas deste mês, mais duas lives, sempre com transmissão aberta a todos os interessados pelo canal do OSB-Limeira no YouTube, trarão à tona outros temas de relevante interesse para o município.

Esta edição do Agosto Transparente, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, foi aberta com com uma cerimônia presencial no dia 4 de agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), contando com a presença de autoridades e representantes de mais 30 instituições. Na ocasião, foi realizada uma análise sobre o Termo de Compromisso com Limeira, incluindo as metas atingidas no primeiro ano de sua aplicação pelo Executivo e pelo Legislativo municipais e a as perspectivas até 2024.

Já na primeira live, Raul Groppo e Maurício Carvalho, respectivamente presidente do Conselho Consultivo e coordenador do Eixo Diagnosticar e Monitorar do OSB-Limeira, encabeçaram a apresentação do relatório que reúne informações, de forma simplificada, dos resultados das iniciativas empreendidas pelo OSB-Limeira. O presidente do Conselho de Administração, Luciano Faber, e o voluntário Bruno Pontes também colaboraram para explicar à audiência a importância e os objetivos do documento.

TÓPICOS ABORDADOS

Conduzida por Valter Koppe, vice-presidente de Assuntos de Controle, a live foi dividida em quatro blocos, que trataram de estratégia e orçamento do Executivo, monitoramento da Câmara Municipal, busca pela transparência e a pesquisa de cidadania realizada pelo OSB-Limeira em 2021. Os dados constantes do relatório foram compilados com o auxílio das empresas parceiras Data Smart, Solutions BI, Polisdata e Limite Pesquisas.

No primeiro bloco, Raul Groppo explicou como foi estruturado o documento e trouxe detalhes de alguns tópicos nele contidos. Entre eles, o Programa de Metas da Prefeitura de 2021, mostrando que 70% das metas foram atingidas. Já o PIB per capita de Limeira vem evoluindo, mas segue abaixo da média da região de Piracicaba. E o resultado do Orçamento Municipal apresentou superávit, porém o endividamento da cidade aumentou em R$ 258 milhões desde 2015.

Em seguida, Luciano Faber comentou sobre alguns dados relativos ao acompanhamento dos trabalhos da Câmara pelos voluntários do OSB-Limeira, que monitoraram 100% das sessões legislativas desde 2017, incluindo aquelas realizadas de forma virtual durante a pandemia. Eles detectaram que o atraso dos vereadores às sessões caiu de 27% para 5% e que os parlamentares têm sido mais assíduos também nas comissões temáticas. “Esperamos que essa evolução continue em benefício de toda população”, afirmou.

TRANSPARÊNCIA E PESQUISA

Bruno Pontes abordou alguns pontos relativos à percepção de transparência do Poder Público, para cuja medição, inclusive, foi criado um índice pelo OSB-Limeira. O Índice de Percepção da Transparência Municipal (IPT-M) utiliza dados da Controladoria Geral da União e do Ministério Público para quantificar a atuação do Executivo e do Legislativo no que tange à disponibilização de seus dados à população. Nos últimos 18 meses, a avaliação da média desses dois poderes foi elevada em 10%.

Essa maior percepção de transparência tem interface com outro item contido no relatório: a capacitação do empresariado local para que participe com mais frequência das licitações públicas. Afinal, certames mais transparentes são um incentivo para que os empresários queiram disputá-los. Em parceria com a ACIL, o OSB-Limeira inclusive desenvolveu o LICITACIL, voltado à preparação de empreendedores interessados nas compras públicas.

No último bloco, o tema foi a pesquisa sobre cidadania realizada no ano passado pelo OSB-Limeira e Limite, que trouxe dados bastante preocupantes. Por exemplo, mais de 70% dos limeirenses nunca foram à Câmara, quase 92% jamais participaram de audiências e consultas públicas e 87,9% sequer acessaram o Portal da Transparência. “Não adianta só reclamar nas redes sociais”, ressaltou Maurício de Carvalho, que conduziu essa parte da live. “É preciso estar presente para cobrar nossos vereadores”.

PRÓXIMOS TEMAS

Após serem respondidas perguntas da audiência, Valter Koppe fez o convite para as próximas lives. No dia 17, o tema será Educação para Cidadania, que será debatido pelas convidadas Luciana Asper Y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino.

Encerrando o Agosto Transparente 2022, no dia 24, serão abordados os próximos passos do LICITACIL. A programação completa pode ser conferida aqui e o vídeo da primeira live está disponível no canal do OSB-Limeira no YouTube.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

Autoridades, convidados e imprensa acompanharam a cerimônia que abriu o evento em 04/08, na sede da ACIL

Com a presença de autoridades e representantes de mais 30 instituições, foi aberta, em cerimônia realizada na noite de 4 agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), a 3ª edição do Agosto Transparente do Observatório Social do Brasil – Limeira. O prefeito Mario Botion e sua equipe de secretários, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Pascotto, e mais cinco vereadores, imprensa, convidados e voluntários do OSB-Limeira puderam participar, pela primeira vez, de um encontro presencial do evento.

O público foi recebido pela Banda Marcial do Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira (CAMPL/Patrulheiro). Em seguida, teve início a solenidade, conduzida por Valter Koppe, vice-presidente de Assuntos de Controle do OSB-Limeira. Ele explicou que o Agosto Transparente, incluído no Calendário Oficial do Município de Limeira pela Lei Municipal n° 6.540, de 2021, foi pensado em formato presencial desde seu início, em 2020.

A pandemia, porém, fez com que as edições daquele ano e a de 2021 ocorressem por meio de lives. O ambiente virtual acabou permitindo que os temas apresentados fossem acompanhados por um público oriundo das mais diversas partes do país e que o evento ganhasse projeção nacional junto ao Sistema OSB, presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros.

Além da abertura presencial, serão mais três lives, todas nas noites das quartas-feiras de agosto, a partir das 19h, com transmissão aberta a todos os interessados no canal do OSB-Limeira no YouTube. Na edição 2022, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, o foco será em Limeira.

DIÁLOGO COM O PODER PÚBLICO

“Graças ao trabalho dos nossos mais de 100 voluntários, ao diálogo com o Poder Público e ao apoio da sociedade, o OSB-Limeira está se solidificando cada vez mais como uma força transformadora para a cidade, trabalhando coletivamente e para o coletivo”, afirmou Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração ao declarar oficialmente aberto o Agosto Transparente.

“Estaremos sempre abertos ao OSB-Limeira, que é nosso parceiro na missão de levar à população tudo o que acontece na Casa do Povo”, ressaltou o presidente da Câmara dos Vereadores. “Vemos como muito oportuno o trabalho do OSB-Limeira, que, mais do que de fiscalizar, é de auxiliar para o aperfeiçoamento do Executivo”, destacou o prefeito.

Após a abertura, teve início a programação técnica. Ficou a cargo de Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo e coordenador do Eixo Compromisso com Limeira do OSB-Limeira, apresentar as conquistas alcançadas no primeiro ano de acompanhamento do Termo de Compromisso com Limeira, assinado pelos candidatos a prefeito e vereador nas Eleições 2020.

Groppo recordou que a confecção do Termo contou com a participação de 40 entidades, que chegaram a um total de 150 propostas a serem incluídas. Elas foram reunidas em três grandes grupos de ações, que os signatários do documento se comprometeram a colocar em prática. Desde o início do atual mandato, ocorreram mais de 20 encontros entre membros do OSB-Limeira com o Executivo e o Legislativo para acompanhar a aplicação dos itens.

O resultado tem ficado além do esperado. O objetivo era que o Termo avançasse 25% a cada ano nos dois poderes, até o final de 2024. Entretanto, apenas em 2021, esse índice já chegou a 57% na Câmara e a 51% na Prefeitura. “Estamos muito satisfeitos com esse andamento, mostrando que não é apontando o dedo, e sim realizando um trabalho colaborativo, que vamos construir uma Limeira melhor”, destacou Groppo.

LIVES

O Agosto Transparente prosseguirá no dia 10 de agosto, com a live que trará o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021, um compilado anual de indicadores elaborado pelo OSB com objetivo de ampliar o debate acerca de temas relevantes ao município. No dia 17, o tema será Educação para Cidadania, que será abordado por especialistas em várias áreas. No encerramento, dia 24, o foco será o LicitACIL, parceria entre OSB e ACIL para preparar os empresários locais para participar de licitações.

A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ACIL, ATLAS, Plant Defender, Nosso Clube, Presscom Comunicação, Microgeo, Sicredi, Valor Ambiental, Clínica Vertù, Data System, Roque Imóveis, Cozinha da Família, Helpmóvel, Pralana, DrogaLim, Sicoob, Alfadimmi, GF Lanternas, PrevSeg, Don Francesco Pizzaria, BluePex, BlueSun, PrevMed, Auto Peças Motoristas, AirZap, Wise, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Solutions BI, Data Smart, Life Circo, Aspen Investimentos e Álamo.

 

Especialistas vão percorrer temas como consequências do distanciamento político-social, instrumentos de participação popular e resultados práticos de cidadania através da educação

Pesquisas realizadas nos últimos anos vêm mostrando um distanciamento cada vez maior dos brasileiros em relação aos processos eleitorais. A cada pleito, crescem os votos nulos e brancos e as abstenções, em especial junto ao público jovem. Esse é mais um reflexo do desinteresse da população pela cidadania, verificado também na falta de conhecimento do trabalho do Poder Público e do pouco espaço para debates políticos apartidários e colaborativos.

Esses, entre vários outros pontos que mostram uma população distante da participação cidadã, fazem da Educação para Cidadania um dos principais pilares da atuação do Observatório Social do Brasil – Limeira. E será justamente esse o tema da terceira live da edição 2022 do Agosto Transparente, marcada para o dia 17 do próximo mês, uma grande oportunidade para ouvir especialistas de peso sobre o potencial transformador da educação na vida das pessoas.

O painel “Educação para Cidadania: cidades mais conscientes e participativas” será conduzido pelo presidente do Conselho de Administração do OSB-Limeira, Luciano Faber. Estão confirmadas as participações de Luciana Asper y Valdés, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e gestora do projeto Na Moral; Vera Alves Cepêda, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorada em Ciência Política; e Magda de Moraes, diretora regional de Ensino para Limeira e outros nove municípios.

3ª LIVE

O afastamento do cidadão da política pelo debate agressivo e polarizado, a necessidade de aprendizado sobre administração pública, a construção de uma sociedade mais colaborativa, o incentivo ao acesso aos instrumentos de participação popular, as fake news e as eleições de 2022 serão alguns tópicos que certamente marcarão presença nesta terceira live do Agosto Transparente.

Também será apresentado um balanço das iniciativas de Educação para Cidadania desenvolvidas pelo OSB-Limeira, que já impactaram cerca de 2 mil jovens. A instituição vem empreendendo projetos junto ao CAMPL/Patrulheiro e escolas como a Dom Idílio, além de ter colaborado com a Justiça Eleitoral na campanha de incentivo aos jovens para que fizessem seu alistamento eleitoral.

EDIÇÃO 2022

O Agosto Transparente 2022 terá sua abertura no dia 4 de agosto, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), em cerimônia presencial para autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e outros convidados. O tema central do evento é “Compromisso não é promessa, é ação!” e o foco do encontro inicial será o Termo de Compromisso com Limeira.

Trata-se do documento idealizado pelo OSB-Limeira em 2019 e construído com o apoio de mais de 40 instituições do município, que propôs três grandes objetivos aos candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2020, convidando-os a serem seus signatários. Todos os postulantes a chefe do Executivo e 70% dos eleitos para cadeiras na Câmara aceitaram. No Agosto Transparente, será apresentado um balanço da aplicação na prática dos itens nele contidos.

Após a abertura presencial, o evento seguirá nas quartas-feiras de agosto no formato de lives, que terão transmissão ao vivo pelo canal do OSB-Limeira no YouTube sempre a partir das 19h. No dia 10 de agosto, o destaque será o Lançamento do Relatório Anual de Limeira, um compilado de informações que trazem à tona, de forma simplificada, os resultados das iniciativas empreendidas pelo OSB-Limeira no sentido de despertar os limeirenses para a importância de exercer sua cidadania, bem como do monitoramento realizado do Executivo e do Legislativo municipais.

O dia 17 será reservado à Educação para Cidadania. E o encerramento do Agosto Transparente 2022 acontecerá no dia 24, abordando os próximos passos do LicitACIL, parceria entre o OSB- Limeira e a ACIL que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade.

A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ATLAS, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Roque Imóveis, DrogaLim, Aspen Investimentos e Presscom Comunicação.

Iniciativa, parceria entre OSB e ACIL, será foco da última live do evento, que abordará temas de interesse dos limeirenses

A primeira turma a participar do LicitACIL, iniciativa que tem como objetivo disponibilizar aos empreendedores limeirenses um ecossistema de serviços voltados às compras públicas, possibilitando uma nova fonte de faturamento às empresas da cidade, alcançou como resultado um total de R$ 300 mil em negócios gerados. O projeto, uma parceria entre o Observatório Social do Brasil – Limeira e a Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), está com inscrições abertas para a segunda turma.

“LicitACIL: aumente o faturamento da sua empresa com compras públicas”, será o tema da live de encerramento da 3ª edição do Agosto Transparente, marcada para 24 de agosto. Será mais uma oportunidade para que os empreendedores limeirenses conheçam detalhes dessa importante iniciativa, evolução de uma parceria entre OSB, ACIL e outras instituições que, desde 2018, vem realizado várias ações e projetos com o objetivo de retornar as compras públicas à cidade, preparando e incentivando a participação de empresas locais nas licitações realizadas no município.

Participaram da primeira turma, encerrada em 23 de junho, sete empresas de vários setores, que passaram por uma capacitação com consultores especialistas em diversas áreas para que possam participar com sucesso de licitações do Poder Público em qualquer nível. Isso significa também um impacto no desenvolvimento de Limeira, já que mais lucros para os empresários resultam em mais empregos, salários melhores e a consequente retroalimentação da economia da cidade.

2ª TURMA

A segunda turma do LicitACIL tem vagas para 15 empresas limeirenses, que devem preencher, como requisitos mínimos, ter uma atividade com potencial para participar de licitações em Limeira e não haver negócios concorrentes dentro da mesma turma, ressaltando que, neste ponto, será respeitada a ordem de inscrição. Os empreendedores serão capacitados em temas como introdução às licitações, como fazer o diagnóstico de participação em compras públicas e a documentação pertinente, precificação e avaliação de concorrência e avaliação de oportunidades e mercado, entre outros.

O LicitACIL é totalmente gratuito para empresas associadas da ACIL. Para não sócios, o investimento é de R$ 350,00. Para inscrições, os interessados devem acessar este link. Mais informações pelo telefone/WhatsApp (19) 98354-0174 ou e-mail contato@licitacil.com.br.

EDIÇÃO 2022

Tendo como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, o Agosto Transparente 2022 terá sua abertura no dia 4 de agosto, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), em cerimônia presencial para autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e outros convidados. Nessa data, o tema será o Termo de Compromisso com Limeira, idealizado pelo OSB-Limeira em 2019 e construído com o apoio de mais de 40 instituições do município.

Além do encerramento enfocando o LicitACIL, haverá mais dois encontros virtuais, que acontecerão sempre nas noites de quarta-feira de agosto, com transmissão aberta a todos os interessados pelo canal do OSB-Limeira no YouTube. No dia 10, haverá o lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021, e no dia 17, o tema será “Educação para Cidadania”.

A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida no aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

ATLAS, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Roque Imóveis, DrogaLim, Aspen Investimentos e Presscom Comunicação.

Documento será detalhado no evento que terá como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”

No dia 10 de agosto, o Observatório Social do Brasil – Limeira vai apresentar um compilado dos principais dados que emergem do trabalho de seus voluntários. São informações que trazem à tona, de forma simplificada, os resultados das iniciativas empreendidas pela instituição no sentido de despertar os limeirenses para a importância de exercer sua cidadania, bem como do monitoramento realizado do Executivo e do Legislativo municipais, em busca de cada vez mais transparência.

O levantamento também aborda os esforços do OSB-Limeira com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo Poder Público e para a capacitação dos empresários da cidade para que participem de licitações como forma de fomento à economia local, entre outras atividades. O Relatório Anual de Limeira – 2021 será apresentado na segunda live da 3ª edição do Agosto Transparente, com início às 19h.

O documento contém 16 itens que enfocam o avanço do Programa de Metas da Prefeitura, a aplicação do Termo de Compromisso com Limeira, o Índice de Transparência Municipal, os tipos de licitação mais comuns, o Orçamento Público, o custo por habitante da Câmara Municipal, o desempenho dos vereadores e o acesso ao Portal da Transparência pelos cidadãos limeirenses, entre outros itens de amplo interesse da população.

EMPODERAMENTO DO CIDADÃO

As informações foram retiradas de diversas bases de dados, como Portal da Transparência, comissões da Câmara e reuniões periódicas com membros do Executivo e do Legislativo. O relatório foi pensado para simplificar dados complexos e extensos, sempre tendo como meta a melhor compreensão pelos cidadãos. As informações são relativas principalmente a 2021, mas trazem números de anos anteriores em alguns gráficos para melhor comparação.

“O objetivo desse relatório é avaliar como estão os poderes Executivo e Legislativo quando confrontados com dados oficiais, de forma a estimular o entendimento do cidadão limeirense sobre a cidade e produzir melhor conscientização de como estão agindo os governantes”, explica Maurício de Carvalho, um dos responsáveis pelo levantamento. “Além disso, o OSB-Limeira pretende utilizar os indicadores para desenvolver projetos de educação para cidadania junto aos jovens e ações transformadoras em prol de toda a sociedade limeirense”.

EDIÇÃO 2022

Tendo como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”, o Agosto Transparente 2022 terá sua abertura no dia 4 de agosto, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), em cerimônia presencial para autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e outros convidados. Nessa data, o tema será o Termo de Compromisso com Limeira, idealizado pelo OSB-Limeira em 2019 e construído com o apoio de mais de 40 instituições do município.

Os outros três encontros, que acontecerão sempre nas noites de quarta-feira de agosto, ocorrerão virtualmente, com transmissão aberta a todos os interessados pelo canal do OSB-Limeira no YouTube. Em todos eles, o foco será em temas de extremo interesse para a população. Além do lançamento do Relatório Anual de Limeira – 2021, o evento enfocará, no dia 17, o tema “Educação para Cidadania”, e no encerramento, dia 24, “LicitACIL: aumente o faturamento da sua empresa com compras públicas”.

A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Roque Imóveis, DrogaLim, Aspen Investimentos e Presscom Comunicação.

Aplicação na prática pelo Executivo e Legislativo dos itens propostos no documento é monitorada pelo OSB-Limeira

Tanto o Executivo quanto o Legislativo municipais têm conseguido avançar na implantação do Termo de Compromisso com Limeira, idealizado pelo Observatório Social do Brasil – Limeira em 2019 e construído com o apoio de mais de 40 instituições do município. O documento propôs três grandes objetivos aos candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2020, convidando-os a serem seus signatários. Todos os postulantes a chefe do Executivo e 70% dos eleitos para cadeiras na Câmara aceitaram.

Desde o início dos mandatos, em 2021, o OSB-Limeira vem monitorando a aplicação, na prática, dos itens propostos no Termo. O resultado desse trabalho será detalhado na abertura da 3ª edição do Agosto Transparente, marcada para o dia 4 de agosto, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), em cerimônia presencial para autoridades, apoiadores do OSB-Limeira e outros convidados.

Os encontros dos dirigentes do OSB-Limeira com o Executivo e o Legislativo para acompanhamento da evolução do Termo são bimestrais, tendo começado em 1º de março e já estando agendados até o final dos atuais mandatos, em 2024. Até o momento, mais de 20 reuniões foram realizadas em torno deste grande projeto. O conteúdo do documento foi convertido em uma planilha objetiva para avaliar o avanço.

Foram acordados percentuais a serem atingidos para cada um dos objetivos e seus desdobramentos. “Como cada Poder tem três objetivos, cada um deles vale um terço da meta até o fim de 2024, ou seja 33,33% de 100%”, explica Raul Groppo, presidente do Conselho Consultivo do OSB-Limeira. “Isto será avaliado em partes iguais a cada ano, ou seja, 25% a cada ano dos quatro que compõem o mandato”.

OS PONTOS DO TERMO

Garantir e exigir a melhoria contínua da transparência municipal, tanto da Prefeitura quanto da Câmara; fiscalizar os atos do Poder Executivo Municipal e dar publicidade às medidas adotadas e seus resultados; e servir ao bem geral da população e reduzir o custo do Legislativo por cidadão limeirense são os eixos a serem cumpridos pela Câmara.

Garantir e exigir a melhoria contínua da transparência municipal; incentivar a participação popular na elaboração e cumprimento do Planejamento Estratégico e Orçamento Municipal, tornando Limeira uma cidade cada vez melhor para se morar; e incentivar maior participação de empresas limeirenses nas compras municipais, estimulando a economia local, e redução do gasto público são os itens a serem cumpridos pelo Executivo.

O avanço total em 2021 foi de 56,94% no Legislativo e de 50,23% na administração municipal. O detalhamento desses índices será apresentado por Groppo na abertura do Agosto Transparente, que tem como tema central “Compromisso não é promessa, é ação!”. Também serão abordados os próximos passos em relação ao Termo de Compromisso com Limeira.

EDIÇÃO 2022

Em 2020 e 2021, devido à pandemia, o Agosto Transparente ocorreu por meio de lives. Nesta edição, o primeiro encontro será presencial e os outros três, que acontecerão sempre nas noites de quarta-feira de agosto, ocorrerão de forma virtual, com transmissão aberta a todos os interessados pelo canal do OSB-Limeira no YouTube. Em todos eles, o foco será em temas de extremo interesse para a população de Limeira

A 2ª live, no dia 10 de agosto, trará o lançamento do “Relatório Anual de Limeira – 2021”, um compilado anual de indicadores elaborado pelo OSB-Limeira com o objetivo de ampliar o debate acerca de temas relevantes ao município. No dia 17, o tema será “Educação para Cidadania”, frente que já impactou mais de 2 mil jovens em Limeira, e maneiras de incentivar ainda mais a participação cidadã da população.

No encerramento, dia 24, o foco será “LicitACIL: aumente o faturamento da sua empresa com compras públicas”, destacando a iniciativa que uniu OSB e ACIL para preparar os empresários locais para participar de licitações. A programação completa do Agosto Transparente 2022 pode ser conferida aqui.

SOBRE O OSB

O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Roque Imóveis, DrogaLim, Aspen Investimentos e Presscom Comunicação.

Dos 10 municípios monitorados, 6 foram classificados como ruins ou péssimos na dimensão de Transparência Administrativa e Governança

O Observatório Social do Brasil – Limeira lançou no dia 5 de julho o Ranking de Transparência e Governança Pública de Limeira e Região, que abrange 10 municípios do interior paulista. O trabalho, que utilizou metodologia da Transparência Internacional – Brasil, tem como objetivo oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do Poder Público na promoção da transparência e da participação social e no combate à corrupção. O ranking também tem como meta estimular o Poder Público a promover continuamente a transparência de suas ações e reconhecer o bom trabalho realizado por algumas prefeituras.

Nesta 1ª edição do ranking, apenas o município de Conchal (60,6 pontos) se destacou com nível bom de transparência e governança. Capivari (28,7 pontos), Analândia (24,5 pontos) e Engenheiro Coelho (24,2 pontos) apresentaram nível ruim, ocupando as últimas posições do ranking.

A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos, sendo que 0 (péssimo) significa que a prefeitura é avaliada como totalmente opaca e fechada à participação da sociedade e 100 (ótimo) indica que ela oferece alto grau de transparência e participação social.

Mais da metade das cidades avaliadas (60%) obteve pontuação classificada como regular. Nenhuma prefeitura se enquadrou na categoria “ótima”.

Confira, na íntegra, os resultados das avaliações de Limeira e Região aqui.

Critérios – Os critérios de avaliação se basearam nas Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras, guia que foi elaborado pela Transparência Internacional – Brasil e pelo Instituto de Governo Aberto (IGA). A avaliação foi realizada pelo OSB-Limeira seguindo a metodologia que avalia se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis importantes para a transparência e integridade; se têm plataformas acessíveis e funcionais para exercício do controle social; se garantem acesso pleno, ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município.

O ranking avalia o quanto as prefeituras se esforçam para criar canais de participação da sociedade. Dessa forma, são verificadas plataformas para recebimento de denúncias anônimas e solicitação de informações, uso de redes sociais e oportunidades de participação da população na discussão do orçamento, por exemplo.

Também no dia 5 de julho, a Transparência Internacional – Brasil lançou a avaliação de transparência e governança pública dos Estados brasileiros, incluindo o Estado de São Paulo, que ocupou a 12° posição com 67,3 pontos (bom).

Desempenho geral – A análise que se faz deste primeiro ranking lançado pelo OSB-Limeira é a de que o nível de transparência e governança pública ainda se encontra abaixo do recomendado. A região que abrange os municípios de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Artur Nogueira, Conchal, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Capivari, Analândia e Engenheiro Coelho apresentou pontuação média de 43.02 pontos (regular). A maioria dos municípios avaliados tem classificação regular, bem longe do ideal.

Mayara Singh Diório, coordenadora voluntária da aplicação do Índice de Transparência e Governança Pública no âmbito do OSB-Limeira, coloca: “O resultado dessa primeira etapa do projeto confirma que ainda há muito a ser feito para o avanço da transparência na gestão pública. É um trabalho contínuo em duas frentes: das autoridades competentes, que possuem como função e dever legal fornecer, de forma acessível e compreensível, toda a informação pública, e da sociedade civil organizada em conscientizar a população, afinal o acesso a essas informações não é somente um direito, mas também um exercício de cidadania. Um projeto como esse é uma ação concreta de que a sociedade civil está mais atuante e seguirá unida na promoção da transparência”.

De acordo com o resultado das avaliações, nota-se a necessidade da centralização e divulgação de informações, no site institucional da prefeitura, de mecanismos de governança, como código de ética, organograma, instrumentos de planejamento e relatórios de auditoria, entre outros documentos que viabilizam a governança da administração pública municipal.

“Os itens avaliados pela metodologia da Transparência Internacional – Brasil são práticos e realistas. De um lado, avaliam-se elementos mínimos e legais que devem ser atendidos para que a sociedade possa monitorar gastos públicos e, mais do que isso, participar da gestão pública, garantindo que os recursos sejam direcionados ao que a população mais precisa. De outro, e como demonstrado pelo sucesso de alguns municípios pelo Brasil, a metodologia traz boas práticas de transparência e governança possíveis de serem aplicadas e que contribuem diretamente para melhorar a gestão pública e prevenir a corrupção. O OSB-Limeira acumula anos de trabalho nessa agenda e essa avaliação pode contribuir muito para a região avançar”, comenta Nicole Verillo, gerente da Transparência Internacional – Brasil.

No momento deste lançamento, o OSB-Limeira recomenda às administrações públicas que ainda não possuem uma boa pontuação maior empenho na melhoria de suas práticas de transparência. Já àquelas que alcançaram um bom posicionamento, a orientação é para que continuem a aprimorar seu trabalho: sempre é possível promover mais clareza, agilidade e facilidade na divulgação dessas informações. A avaliação será feita novamente em dezembro deste ano e o OSB-Limeira se coloca à disposição para colaborar nestes esforços em prol da transparência e da integridade.

Sobre o Observatório Social de Limeira

É um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, manutenção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. A instituição conta com o trabalho voluntário de mais de 100 cidadãos limeirenses, que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA

Atlas, ACIL, Nosso Clube, Valor Ambiental, BluePex, Sicredi, Prevseg, Alfadimmi, Sicoob, GF Lanternas, Cozinha da Família, Don Francesco Pizzaria, PrevMed, Helpmóvel, Auto Peças Motoristas, Data System, Wise, Pralana, AirZap, Plant Defender, Fiat Impéria, Doutor Imposto de Renda, Data Smart, Solutions BI, Life Circo, Roque Imóveis, DrogaLim, Aspen Investimentos e Presscom Comunicação.