OSB-Limeira marca presença no 3º Seminário Smart Cities, promovido pela Unicamp
O Observatório Social do Brasil – Limeira marcou presença no 3º Seminário Smart Cities que o Laboratório de Negócios Sustentáveis (SBLAB) da FCA Unicamp realiza entre estas quarta (6) e quinta (7), no Campus 2 da Universidade, em Limeira. O presidente do Conselho de Administração do OSB local, Raul Groppo, compôs a mesa que, no primeiro dia do evento, debateu o tema “Transparência, participação e colaboração: o caminho para Cidades Inteligentes”.
Além de Groppo, também participaram Marcelo Levy Perrucci, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU); Thiago Della Volpi, subprefeito da Penha, em São Paulo; e Júnior Roma, pesquisador do SBLAB e consultor na Consultoria Política das Cidades. A coordenação foi de Ieda Kanashiro Makiya, pesquisadora coordenadora do SBLAB.
Para um público formado por estudantes, professores, especialistas de várias áreas e representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Limeira, além de interessados em geral, os componentes da mesa puderam falar sobre suas experiências nas diversas frentes em que atuam. O auditor Marcelo Perrucci deu detalhes sobre convenções internacionais de prevenção e combate à corrupção e sobre a Lei de Acesso à Informação, entre outros temas.
Já Thiago Volpi expôs o funcionamento da subprefeitura que comanda, que abrange uma população superior a 600 mil habitantes. Ele trouxe informações sobre iniciativas como o Gabinete Transparente, que permite a integração entre o governo e os munícipes, e o Sub Penha Transparente, que esclarece os cidadãos sobre temas do âmbito da administração municipal. “Não há gestão se não houver uma ação conjunta da população e do poder público”, ressaltou.
O consultor Júnior Roma, seguindo a mesma linha, defendeu a integração dos setores público e privado, academia e comunidade como fator fundamental para o desenvolvimento inteligente dos municípios. “Cidades que não produzem resultados vão desaparecer”, opinou. E Groppo, do OSB-Limeira, iniciou sua apresentação exibindo um vídeo que mostra a devastação que a corrupção causa à sociedade brasileira, incluindo o dado de que esse crime, em seus mais variados níveis, custa R$ 200 bilhões por ano aos cofres públicos.
O presidente também contou a história do OSB em Limeira, detalhando seus princípios básicos e sua forma de atuação. Ele apresentou ainda as metodologias que a instituição utiliza para medir e monitorar a atuação do Executivo e do Legislativo, com a participação de 160 voluntários, o que torna a unidade de Limeira uma das maiores e mais atuantes do país. “O OSB surgiu para preencher a lacuna que existia quanto ao controle social”, explicou. “Indignar-se é importante, mas atitude é fundamental”. E concluiu: “Os cidadãos não podem apenas invocar seus direitos e deixar de lado seus deveres”.
Após as apresentações dos componentes da mesa, foram abertas perguntas para a plateia, que pôde tirar suas dúvidas sobre os temas desenvolvidos.
SOBRE O OSB
É um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 140 municípios de 16 Estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, manutenção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
INVESTIDORES SOCIAIS DO OSB-LIMEIRA
Atlas, ACIL, Cozinha da Família, Valor Ambiental, Sicredi, Previseg, Alfadimmi, Sicoob, Quality, GF Lanternas e Presscom Comunicação
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!